Esporte AUSÊNCIA

Gauchão: Veja quem foram os últimos fronteiriços na série A

Há 12 anos um clube da Campanha ou Fronteira Oeste não disputa a elite do Campeonato Gaúcho. Nos últimos 30 anos, foram 14 participações.

23/04/2020 17h07 Atualizada há 3 meses
Por: Renan Silveira

A Federação Gaúcha de Futebol reuniu-se recentemente com os clubes da série A do Gauchão para tratar de uma continuidade do campeonato por meio dos gramados. Isso é, para que haja, de fato, futebol. Os clubes analisarão, e uma nova reunião será realizada no dia 1° de maio.

Enquanto algumas cidades vivem a expectativa pela retomada de sediar partidas pelo Gauchão, o mesmo não se pode perceber na Campanha ou na Fronteira Oeste. Por aqui, a certeza é que não haverá jogos pela elite, ao menos até 2021.

Já fazem alguns anos que essas equipes não participam da série A do gauchão. Mais especificamente 12 anos, desde que o Guarany de Bagé caiu, em 2008.

O São Gabriel FC (não confundir com o EC São Gabriel), por sua vez, foi o que alcançou a melhor posição: 4° colocado por duas vezes.

E o Grêmio Santanense, dentre os últimos 30 anos, o clube que mais vezes participou da série A: sete vezes. Durante os anos 90, apenas esteve afastado do Gauchão em três temporadas.

A última oportunidade em que dois times destas regiões se encontraram na 1ª divisão foi em 20 de novembro de 1994, quando o Grêmio Santanense derrotou o Bagé por 1 a 0. Desde lá, a regra é de um campeonato marcado pela massiva presença metropolitana, e ausência dos clubes fronteiriços.

Atualmente, EC São Gabriel, Guarany de Bagé e Bagé participam da divisão de acesso, e se tudo ocorrer conforme o esperado no andamento do campeonato deste ano, disputarão a vaga para retornar à elite.

Veja as últimas participações das cidades da região na série A do Gauchão:

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.