História e Cultura RECONHECIMENTO

Quem foi o alegretense incluído na lista de heróis da pátria

Osvaldo Aranha é o 42º brasileiro a receber a honraria. Outros três nascidos na Fronteira Oeste já foram considerados heróis, veja quais.

04/05/2020 12h26 Atualizada há 3 semanas
Por: Renan Silveira

Recentemente o presidente Jair Bolsonaro sancionou a proposta do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e aprovada pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), declarando o político, diplomata e advogado alegretense Osvaldo Euclides de Sousa Aranha como herói da pátria.

Além de Aranha, outros 41 brasileiros já receberam a honraria, entre eles, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Anita Garibaldi, entre outros.

Osvaldo Aranha, nascido em 1894, é conhecido na política internacional. Isto porque presidiu a primeira sessão especial da história da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1947. Além de ser, por óbvio, o primeiro brasileiro a ocupar o posto, é até hoje o único.

Devido às suas ações na ONU, foi indicado para o Nobel da Paz de 1948, uma vez que intermediou negociações do Plano para a partilha da Palestina (UNGA 181), inclusive adiando a votação por três dias, até que este fosse aprovado.

  Em 1947, ele chefiou a delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU). Foi quem inaugurou a tradição, mantida até hoje, de ser um brasileiro o primeiro orador da reunião anual da ONU. 
Disse Lasier Martins, em plenário.

Na política brasileira, Osvaldo Aranha também ocupou os cargos de: Governador do Rio Grande do Sul (1930), Ministro da Justiça e Negócios Interiores do Brasil (1930), Ministro da Fazenda do Brasil (1931), Embaixador do Brasil nos Estados Unidos (1934), Ministros das Relações Exteriores do Brasil (1938) e Ministro da Agricultura do Brasil (1954).

A região da Fronteira Oeste agora possui quatro nomes na seleta lista de heróis da pátria, são eles:

—  Getúlio Vargas (São Borja/RS)
—  José Plácido de Castro (São Gabriel/RS)
—  Osvaldo Aranha (Alegrete/RS)
—  Sepé Tiaraju (São Gabriel/RS)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
BN História
Sobre BN História
O Buena Notícia História traz fatos sobre acontecimentos e personalidades ligados às cidades da Campanha e Fronteira Oeste do RS. A região concentra grandes nomes da história brasileira, como heróis da pátria e ex-presidentes. A coluna ainda conta com colaborações do @historiaemcinco, projeto do historiador bajeense Gabriel Correa, que visa democratizar o ensino em história no meio digital.
Alegrete - RS

Alegrete - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Fundado em 25 de outubro de 1831, Alegrete é o maior município em extensão territorial da Região Sul do Brasil. A cidade também é conhecida pelo apelido "Baita Chão". Quem nasceu no Alegrete é alegretense. Foto: Prefeitura de Alegrete
Mais lidas