Coronavírus TECNOLOGIA

Regiões de Bagé e Uruguaiana somam 95 leitos de UTI e 148 respiradores

Números de leitos vagos na região podem ser acessados em tempo real.

07/05/2020 21h05
Por: Augustho Soares
Mapa identifica o nível de ocupação através de cores e porcentagens. (Foto: Reprodução)
Mapa identifica o nível de ocupação através de cores e porcentagens. (Foto: Reprodução)

As regiões de Saúde de Bagé e Uruguaiana somam juntas, atualmente, 95 leitos de UTI e 148 respiradores. Estes podem ser acessados através do Mapa dos Leitos, plataforma on-line, lançada nesta quarta-feira (06/05) pelo Governo do Estado.

O site apresenta, em tempo real, os números de leitos, respiradores e pacientes – confirmados ou não com Covid-19 – em hospitais de todo o Rio Grande do Sul. O sistema pode ser consultado através deste link, ou nos sites da Secretaria de Saúde e do Governo.

Segundo a secretária adjunta de Governança e Gestão Estratégica, Izabel Matte, a ferramenta foi uma solicitação da Secretaria de Saúde para que o governo tivesse um sistema que monitorasse os leitos para controle e adequação das estratégias, bem como para envio de materiais e recursos.

– Desenvolvemos um sistema no qual os hospitais fazem suas atualizações de capacidade instalada e de ocupações, nós consolidamos e apresentamos, de forma que pode ser consultado por toda a população – afirma Izabel.

O projeto teve ainda respaldo técnico do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) e colaboração da empresa Digital Business.

 

Ocupação dos leitos

No mapa, são mostrados os dados registrados em 295 hospitais gaúchos, bem como uma visão temporal, com a evolução da taxa de ocupação por data, desde abril.

Até esta tarde, a região de Bagé, que conta com 35 leitos de UTI, estava com 15 ocupados, ou seja, 42,9% do total. Já a região de Uruguaiana, que possui 60 unidades, contabilizava 70% de ocupação, com 42 leitos em utilização.

Estas taxas, no entanto, devem diminuir com a chegada de 36 novas unidades para hospitais de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito e São Gabriel, as quais foram anunciadas nesta semana, pelo Governo Estadual.

 

Cores e divisões

Além dos percentuais, a plataforma identifica o nível de ocupação dos leitos e respiradores através de cores:

- verde (ocupação de até 60%);

- amarelo (até 80%);

- vermelho (até 100%);

- roxo (mais de 100%);

- cinza (não informado).

 

As cores e o respectivo detalhamento de dados podem ser visualizados em três divisões:

- a situação geral de todo o do Estado;

- de cada uma das sete macrorregiões: Metropolitana, Serra, Vales, Sul, Norte, Missioneira e Centro-Oeste

- das 20 Regiões da Saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.