Coronavírus PREOCUPANTE

Relatório parcial de pesquisa em Bagé aponta taxas de subnotificação

A cada caso confirmado, pode haver outros dez não confirmados. Esse é o relatório parcial de estudo realizado pela Unipampa, em parceria com Prefeitura Municipal e UFPel.

18/05/2020 22h25 Atualizada há 3 semanas
Por: Renan Silveira

Os primeiros resultados do inquérito populacional da covid-19 em Bagé apontam uma taxa de subnotificação de 10 casos já existentes da doença, para cada 1 confirmado. O estudo, com realização da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), detectou buscou detectar a presença de anticorpos para o vírus no organismo dos indivíduos.

  O estudo reflete o número de pessoas que apresentaram anticorpos para o vírus, o que indica que houve exposição sem necessariamente ter ocorrido sinais clínicos.
—  Débora Pellegrini, docente da Unipampa

O teste e a entrevista ocorreram em 394 pessoas, e detectou apenas um caso positivo, que demonstra que o organismo já havia sido infectado pelo vírus. Com esse resultado, e aplicando-se os métodos científicos estabelecidos, estima-se que o município possui uma taxa de contaminação de 0,3%. A margem de erro indica que pode haver variação de 0,03% a 1,9%.

—  Isso significa que para o total de 121 mil habitantes de Bagé, há uma estimativa de que em torno de 363 indivíduos já tenham sido infectados pelos SARS-CoV-2 na cidade, cerca de dez vezes mais do que os números oficiais (35, até o dia de hoje). Esses 35 casos são pessoas que tiveram confirmação laboratorial por testes moleculares que detectou o vírus e que apresentaram sinais clínicos sugestivos —  explica Pellegrini.

Esses resultados, ressaltamos, são parciais e refletem à primeira rodada de coleta de dados do inquérito, aplicada entre 8 e 9 de maio. Por outro lado, um indivíduo contaminado pode levar até 14 dias para apresentar anticorpos. Dessa forma, segundo o relatório: "os dados se referem à contaminação duas semanas antes da coleta".

Os resultado preliminares, na íntegra, podem ser consultados aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.