Educação GRADUAÇÃO

Dia dos Acadêmicos de Direito: Conheça os cursos na região

Saiba onde e por quais instituições são oferecidos os bacharelados na região.

19/05/2020 17h00 Atualizada há 2 meses
Por: Augustho Soares

O Dia dos Acadêmicos de Direito é comemorado hoje, em todo o Brasil, como celebração a todos que se preparam para exercer profissões relacionadas à defesa da justiça, como advogados, juízes e desembargadores. A escolha da data é uma homenagem a Santo Ivo, considerado pela Igreja Católica como o "padroeiro dos advogados" ou "advogado dos pobres".

O Direito está entre os cursos mais procurados e tem um mercado sempre aberto, tanto na área pública quanto na privada. Entre as regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, o bacharelado é oferecido, de forma presencial, por quatro instituições, o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Centro Universitário IDEAU e a Anhanguera Educacional.

Sabendo disso, o Buena Notícia trouxe uma breve apresentação destes bacharelados. 

 

URCAMP

Com 50 anos de história, o curso de Direito da Urcamp é o mais antigo na região. 

O bacharelado é oferecido no período noturno, porém também há uma opção diurna no Campus Central da Urcamp em Bagé, onde as aulas são realizadas durante a manhã.

Objetivo: Proporcionar aos bacharéis a atuação nas mais diferentes carreiras jurídicas. Inserir no mercado de trabalho profissionais que tenham a capacidade de analisar criticamente os fenômenos jurídicos, com visão humanística acerca dos acontecimentos sociais. 

Duração: 10 semestres

Oferecido em: Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel.

      

UNIPAMPA

Implantado no segundo semestre de 2015, o Curso de Direito da Unipampa é o único na região a ser oferecido por uma instituição federal. 

As aulas do bacharelado são realizadas no período noturno.

Objetivo: Assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

Duração: 10 a 15 semestres

Oferecido em: Santana do Livramento e São Borja.

 

IDEAU

Criado em 2015, o curso de Direito da IDEAU é oferecido no período noturno.

Objetivo: Busca desenvolver e disseminar conhecimentos, nas áreas pública e privada, que melhorem a qualidade de vida das pessoas e colaborem no desenvolvimento sócio-econômico-jurídico da região, do estado e do país. Manter excelência na qualidade de ensino, produção acadêmica, pesquisa e extensão de maneira a estabelecer um referencial comparável aos melhores cursos do país. Publicar o resultado de suas pesquisas e trabalhos de interesse para outras instituições, garantindo para a sociedade brasileira novos conhecimentos. Adotar mecanismos permanentes de avaliação institucional como instrumento imprescindível para alcançar seus objetivos.

Duração: 10 semestres

Oferecido em: Bagé

 

ANHANGUERA

O bacharelado em Direito começou suas atividades no primeiro semestre de 2019, quando foi inaugurada a unidade da Anhanguera em Uruguaiana.

Apesar do pouco tempo de operação, o curso se destaca por ser o único bacharelado em Direito presencial na cidade. O curso é oferecido em período noturno.

Objetivo: Preparar profissionais para um dos mercados de trabalho mais concorridos e promissores, no exercício da advocacia em variadas situações e ambientes, com visão ampla e percepção crítica da realidade.

Duração: 10 semestres

Oferecido em: Uruguaiana

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.