Esporte COMEMORAÇÃO

Urcamp e Bagé preparam vídeo para centenário jaldenegro

Aniversário de 100 anos do Bagé não deverá sair conforme o planejado, mas a data reserva muitas homenagens.

22/05/2020 01h05 Atualizada há 2 meses
Por: Renan Silveira
A certeza, ao menos por enquanto, é de estádio vazio (Foto: Reprodução/GE Bagé)
A certeza, ao menos por enquanto, é de estádio vazio (Foto: Reprodução/GE Bagé)

Não há como contar a história da Rainha da Fronteira sem citar a influência da educação e do esporte promovidos por tradicionais instituições da cidade, como o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e o Grêmio Esportivo Bagé.

Em 2020, ambas se unem em uma parceria que planeja os preparativos da comemoração de 100 anos do jaldenegro - ainda que em um contexto diferente daquele que se imaginava.

Nem o mais pessimista torcedor iria adivinhar que o tão esperado centenário do seu clube fosse comemorado sem futebol. No entanto, os alunos de jornalismo da Urcamp contam com a contribuição destes apaixonados para uma produção audiovisual de aniversário.

 

 

A campanha “Centenário Jalde-Negro” prevê que os torcedores enviem um vídeo de até 15 segundos, ou uma foto, que represente sua homenagem para o Bagé.

O assessor de imprensa da agremiação, Dione Lemos, explica que esta é uma maneira do clube se manter vivo, já que as redes sociais são ferramentas importantes para manter contato com os torcedores, e dessa forma, valorizá-los.

— O intuito é que o torcedor sinta esse sentimento vivo pelo clube. Não tem jogo, mas é um ano importante para a torcida, e também para Bagé, não só como time, mas para toda a cidade, por ter mais um clube centenário — ressalta.

Os vídeos podem ser enviados até dia 27 de maio, para Instagram ou Facebook do Grêmio Esportivo Bagé.

 

PARCERIA COM A URCAMP

O novo modelo de ensino da instituição, a "Graduação I", firma parceria com empresas locais, de modo que essas podem cadastrar suas demandas através da plataforma "Sou I". Os acadêmicos da Urcamp, por sua vez, passam a adquirir experiência atuando em projetos reais, como é o caso da parceria com o Grêmio Esportivo Bagé.

Segundo Lemos, há ainda a parceria do Bagé com a Urcamp em outras áreas, como nutrição e fisioterapia. No caso do vídeo, é realizado com uma turma de alunos do jornalismo, e é um entre outros projetos que também está sendo realizando pelo curso na área de comunicação.

— A ideia era fazer vídeos e entrevistas presencialmente, mas com a pandemia, foi preciso se adaptar e estamos fazendo remotamente — explica.

 

EXPECTATIVA x REALIDADE

Recentemente conversamos com o presidente do GE Bagé, Rafael Alcalde, que destacou o agravo das já existentes dificuldades enfrentadas pelos clubes do interior. Segundo ele, a arrecadação financeira do Bagé estava comprometida, e a retomada seria bastante complicada.

O Grêmio Esportivo Bagé, há alguns anos, vem desempenhando um planejamento que busca lhe colocar novamente na elite do futebol gaúcho. O projeto de médio prazo contou com uma série de medidas que tinham como objetivo final, o sucesso no ano de 2020. Essa era a forma que o clube não apenas sonhou, mas trabalhou para comemorar seus 100 anos com conquistas.

No contexto deste planejamento, foi fundado um bar temático nas dependências do estádio, uma quadra de grama sintética foi inaugurada, houve mobilização da torcida, de dirigentes e conselheiros, e até atraiu a atenção de um investidor. Desde então, deu o primeiro passo subindo para a divisão de acesso do Campeonato Gaúcho.

Por enquanto o Bagé não pode disputar os seus objetivos dentro dos gramados. Mas o que não significa que não há motivos para comemorar seu centésimo aniversário. O jaldenegro é um dos sobreviventes do futebol tradicional do sul do estado. E sua história vencedora não apenas sobrevive, mas se reescreve.

Em breve a torcida deve relembrar momentos através de pequenas ações, como o vídeo que homenageará o mais novo clube a alcançar a marca centenária, e no momento certo, estará pronta para lotar o Pedra Moura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.