Educação NOVA CHANCE

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado

Em publicação no Twitter, ministro informou nova data limite para que mais estudantes se inscrevam nas provas.

22/05/2020 17h40 Atualizada há 1 mês
Por: Augustho Soares

Inicialmente previsto para acabar hoje, o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi prorrogado para a próxima quarta-feira (27). A medida foi anunciada, hoje, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em seu perfil no Twitter.

As inscrições podem ser feitas através da página do Enem. Segundo Weintraub, até a manhã desta sexta-feira, mais de cinco milhões de estudantes já tinham se inscrito para a prova, sendo 4.926.368 na versão impressa e 101.100 na digital.

Vale lembrar que nesta quarta-feira (20), o Ministério da Educação anunciou o adiamento do Enem, em razão dos impactos causados à sociedade pela pandemia de covid-19. Assim, a prova que seria realizada em novembro, deve ocorrer entre dezembro de 2020 ou janeiro de 2021.

Preparatório para o Enem terá transmissão diária na TVE

Em outra publicação no Twitter, o ministro lembrou que as datas das provas serão escolhidas pelos inscritos, em junho, através de enquete na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Provas

Conforme o Ministério, a estrutura dos exames será a mesma dos anos anteriores: quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa, a qual deverá ser manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

No processo de inscrição, o participante selecionará a opção de língua estrangeira, que poderá ser inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição para as provas é de R$ 85 e deve ser pago até 28 de maio.

 

Gratuidade de taxa

Uma novidade neste ano é que os estudantes que têm direito à gratuidade da taxa de inscrição, terão a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema.

Esta regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não justificaram a ausência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.