Educação MÉRITO

Associação internacional dá título de cidade educadora a São Gabriel

Honraria foi concedida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras.

27/05/2020 17h00 Atualizada há 1 mês
Por: Gabriel Munhoz

A Associação Internacional de Cidades Educadoras, AICE, certificou recentemente o município de São Gabriel como Cidade Educadora. A oficialização ocorreu no dia 11 de março, após aprovação da Lei Municipal sobre o assunto em 2019, em que São Gabriel assumiu a responsabilidade pelos princípios da “Carta das Cidades Educadoras”. A divulgação da condecoração havia sido adiada por conta da pandemia do coronavírus, visto que a cidade não pôde realizar ações vinculadas ao projeto.

Sediada em Barcelona, Espanha a AICE já intitulou 505 cidades pelo mundo, sendo apenas 21 do Brasil. O Diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel, Eduardo Pastorio, reforçou a importância da conquista desse título, que leva o nome de São Gabriel para o exterior como resultado dos investimentos realizados na área de educação.

— Foram realizados diversos investimentos nos últimos anos, desde escolas urbanas como escolas do campo, em educação básica, técnica e superior. Somos também grandes parceiros da Unipampa e do Instituto Federal Farroupilha, que é mantido pelo poder público — destacou.

Uma Cidade Educadora tem como objetivo melhorar a vida da população e da cidade, transformando as pessoas, lugares, instituições, atividades e o poder público em agentes de potencial educativo, sendo todos responsáveis pelo desenvolvimento local, valorizando a história, cultura e a própria população, assim trabalhando juntos para melhorar a qualidade de vida de todos.

— A Cidade Educadora nos faz transformar o conceito e a corresponsabilidade em promover educação para além do poder público, que outras instituições e atividades promovidas no município tenham potencial educativo. Que a educação possa ser feita também numa praça, numa rua, num parque, num evento, numa feira do livro, numa mostra pedagógica, numa exposição. Outras atividades, outras entidades e outras pessoas podem fazer a cidade educadora — afirma Pastorio.

Além disso, Eduardo revela que os próximos passos serão dialogar com as outras secretarias municipais para promover ações e projetos em conjunto, visando pensar a educação em coletivo e trazendo reflexos disso à saúde e a cultura, e ingressar o conceito de Cidade Educadora dentro do currículo escolar, possibilitando o acesso dos alunos ao significado do projeto e criando para as escolas do município, uma área para ações de desenvolvimento social ao seu redor.

São Gabriel é a quinta cidade gaúcha a compor a lista, e a primeira da região. Outras cidades membro da AICE são:  Belo Horizonte, Camargo, Carazinho, Caxias do Sul, Curitiba, Guarulhos, Horizonte, Marau, Mauá, Nova Petrópolis, Porto Alegre, Santiago, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Soledade, Sorocaba e Vitória

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.