Esporte Cidade Histórica

São Borja recontará história do seu esporte através de museu

Cidade que tem um vasto patrimônio histórico-cultural, terá o quinto museu administrado pela Prefeitura.

30/05/2020 14h52 Atualizada há 4 semanas
Por: Renan Silveira

São Borja já teve dois presidentes, é um dos sete povos das Missões jesuítas, e tem 337 anos desde a sua fundação. Por esses e outros motivos, a Prefeitura Municipal mantém quatro Museus, que ajudam a explicar a vasta riqueza histórico-cultural da cidade. Agora, o quinto está para ser inaugurado: o Museu do Esporte. A ideia é de recontar os feitos dos desportos são-borjenses, e atrair cada vez mais visitantes.

Localizado no parque General Vargas, a entrega do espaço deverá ocorrer no dia 2 de junho. O Museu deve contar com fotos, posters, reportagens, medalhas, taças, camisas, e outros itens. Além do mais, a comunidade pode colaborar com doações.

O secretário de Cultura do município, Íbaro Rodrigues, afirmou que todos aqueles que tiverem material que possam ajudar a contar a história do município através do esporte, podem doar os itens para o Museu.

— Nos comprometemos a cuidar de forma adequada desse patrimônio, que será construído com muito carinho para e pela comunidade — ressalta.

Mestranda da Unipampa cria site colaborativo sobre São Borja

Somente no ano passado, os Museus de São Borja receberam aproximadamente 15 mil visitantes. Destes, 7.432 eram moradores de São Borja, 5.354 de outras cidades do Rio Grande do Sul, 1.795 de outros Estados do Brasil e 131 do exterior. Dentre os quatro museus municipais, aquele que mantém memórias referentes ao presidente Getúlio Vargas, liderou o ranking das visitações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.