História e Cultura CINEMA

7 filmes sobre viagens no espaço

Confira a lista que preparamos para esta semana.

31/05/2020 22h00 Atualizada há 1 mês
Por: Augustho Soares

Antes mesmo de Neil Armstrong pisar na lua, o cinema já sonhava com as viagens ao espaço. Uma prova é o primeiro filme ficcional a ser produzido, A Viagem À Lua (1902), do pioneiro Georges Méliès.

Na manhã de hoje, após nove anos sem viagens tripuladas ao espaço pelos Estados Unidos, o foguete da empresa SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional (ISS), com dois astronautas veteranos da Nasa.

Assim, na Sessão de Domingo desta semana, trazemos uma lista com filmes sobre missões espaciais.

Vale lembrar que assim como as demais listas desta coluna, a ordem não representa necessariamente a relevância dos filmes. Além disso, nos contemos a listar produções mais recentes, porém não podemos deixar de citar clássicos como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), dirigido por Stanley Kubrick, e sua contraparte soviética Solaris (1972), de Andrei Tarkovski.

 

1 – O Primeiro Homem (2018)

Não teríamos como começar a lista sem ser com a história da primeira expedição a chegar à Lua, contada no filme O Primeiro Homem.

Em 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) embarca em uma jornada histórica para se tornar o primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra.

Dirigido por Damien Chazelle e escrito por Josh Singer, o filme é baseado no livro homônimo de James Hansen, e tenta evitar clichês focando no lado humano do personagem e na sua preparação para dar o “grande passo para a humanidade”.

Apesar de ter sido uma decepção nas bilheterias, a obra foi elogiada pela crítica, inclusive pela sequência de pouso na Lua. O longa recebeu 5 indicações ao Óscar de 2019, onde conquistou o prêmio de Melhores Efeitos Visuais.

 

2 – Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995)

Em 1970, um novo grupo de astronautas é enviado à Lua, na missão Apollo 13. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode, o que causa a icônica frase “Houston, we have a problem”. Com o acidente, os astronautas Jim Lovell (Tom Hanks), Jack Swigert (Kebin Bacon) e Fred Haise (Bill Paxton) não conseguem seguir sua rota.

Agora, os astronautas devem trabalhar junto à equipe técnica da Nasa para consertar a nave e voltar à Terra antes que fiquem sem oxigênio ou energia.

Dirigido por Ron Howard, com roteiro baseado no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, escrito por Jeffrey Kluger e pelo astronauta Jim Lovell, o longa-metragem baseado em história verídica foi um grande sucesso de bilheteria na época. Além disso, o filme é até hoje bem aceito pela crítica, com 96% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

 

3 – Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019)

Um projeto anunciado em 2016 como "a representação mais realista das viagens espaciais que foi colocada num filme", Ad Astra é um filme que impressiona pelos efeitos especiais, mas foca sua história em questões intimistas.

Na trama, o engenheiro espacial Roy McBride (Brad Pitt) decide viajar pelo sistema solar em busca do seu pai (Tommy Lee Jones), desaparecido há mais de 16 anos, numa expedição mal sucedida para Netuno. Na sua jornada descobrirá segredos que desafiam a natureza da existência humana.

Dirigido por James Gray, o longa-metragem recebeu críticas positivas, com cerca de 84% de aprovação no Rotten Tomatoes, e vários elogios sobre o desempenho de Pitt.

 

4 – Gravidade (2013)

O filme mais premiado desta lista, Gravidade foi criado em família, sendo dirigido pelo premiado Alfonso Cuarón e roteirizado pelo seu filho Jonás.

Na trama, a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock) trabalha junto ao astronauta Matt Kowalski (George Clooney) para sobreviver após sofrerem um acidente envolvendo uma chuva de destroços de um satélite, que faz com que sejam jogados no espaço sideral.

Sem apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

O filme foi indicado a 10 Óscars, e venceu 7 categorias, incluindo Melhor Direção para Alfonso Cuarón, além de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Fotografia.

 

5 – Interestelar (2014)

Quem já assistiu Interestelar sabe que se trata de um filme que dividiu a crítica, principalmente em relação à forma como são tratados temas ligados à astrofísica. Porém, não se pode negar que o filme tem atuações marcantes e ganhou boa parte do público que o assistiu.

No longa dirigido por Christopher Nolan, as reservas naturais da Terra estão acabando. Então, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para a população mundial, possibilitando a continuação da espécie.

O ex-piloto da Nasa, Joseph Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), Cooper seguirá em busca de uma nova casa para a humanidade. Enquanto, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá em uma própria jornada para também salvar a população do planeta.

Com 85% de aprovação do público no site Rotten Tomatoes, a obra recebeu cinco indicações ao Oscar de 2015, e venceu a categoria de Melhores Efeitos Visuais.

 

6 – Perdido em Marte (2015)

Dirigido por Ridley Scott e roteirizado por Drew Goddard baseado no romance homônimo de Andy Weir, Pedido em Marte é um exemplo de filme com enredo simples, mas que conseguiu grande destaque e elogios tanto pela crítica e como pelo público.

Na história, durante uma missão em Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto e deixado para trás. Então, contra todas as probabilidades, ele procura sobreviver utilizando seus conhecimentos de ciência e biologia, para assim, conseguir tempo e recursos para achar uma maneira de entrar em contato com seus colegas e voltar à Terra.

A produção foi muito bem recebida pela crítica, além de ter sido um sucesso comercial, arrecadando 630 milhões de dólares mundialmente e tornando-se a maior bilheteria da carreira de Scott e a décima maior do ano em que foi lançado.

 

7 – Cowboys no Espaço (2000)

Para fechar esta lista, não poderíamos escolher outro, se não este filme, dirigido e estrelado por Clint Eastwood, que completa 90 anos neste domingo.

Em Cowboys no Espaço, o comandante Frank Corvin (Eastwood) é um militar da Força Aérea Americana que fazia parte do projeto de lançamento dos primeiros astronautas americanos ao espaço, o qual foi cancelado em 1958.

O veterano é chamado para consertar um antigo satélite soviético que está com diversos problemas técnicos de funcionamento e o motivo de sua presença no voo do "resgate" é porque ele é o único detentor do conhecimento do sistema e programa utilizado no equipamento.

Porém, Frank impõe uma condição: levar consigo toda a sua antiga equipe, a Daedalus, cujos integrantes estão todos aposentados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.