Educação NOVO MODELO

O sucesso das videoaulas educativas promovidas em Bagé

Produção de videoaulas para os alunos da rede pública é veiculado na TV aberta, e disponibilizado no youtube.

02/06/2020 11h53 Atualizada há 1 mês
Por: Renan Silveira

A Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé (SMED) já está tendo retornos positivos em torno das videoaulas educativas veiculadas no Youtube, e em sinal aberto pela TV Câmara de Bagé. As aulas são apresentadas pelos próprios professores, e têm como objetivo dar continuidade ao aprendizado dos mais de 13 mil alunos da rede municipal durante a pandemia.

Os números mostram o sucesso da iniciativa. O vídeo com mais acessos, até o momento, tem 3,2 mil visualizações, e é voltado para a conscientização de crianças dos anos iniciais.

Os alunos que perderam algum programa, ou mesmo que queiram reprisar, podem acessar o conteúdo a qualquer hora do dia, diretamente do canal da Smed no Youtube. E por isso, já há mais de 2300 inscritos.

Para se ter uma ideia, há pouco tempo traçamos o ranking das Prefeituras municipais nas principais mídias sociais, e as cidades com mais inscritos no Youtube não chegavam nem perto deste número.

Recentemente, os docentes do município passaram por um treinamento com os professores do curso de jornalismo da Urcamp, mais experientes na questão do audiovisual - e que possuíam um projeto de capacitação voltado aos ambientes virtuais.

Deste modo, mesmo com a maioria dos professores não estando habituado a atuar de frente para as câmeras, a produção ganha ares de profissionalismo. A qualidade dos vídeos, sem duvidas, é um dos pontos fortes do projeto.

A secretaria da pasta, Adriana Lara, afirma que mais de 50 aulas já foram veiculadas.

— O retorno tem sido positivo e ficamos satisfeitos em sermos pioneiros desta iniciativa. Na rede estadual, por exemplo, só agora está sendo estudada a possibilidade de aula remota, o que mostra que estamos no caminho certo — completou.

São exibidos dois programas por semana, nas terças e sextas-feiras, das 10h às 11h, com reprises na tarde do mesmo dia, das 15h às 16h.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.