História e Cultura ALTERNATIVA

Cinema drive-in é opção para entretenimento em Uruguaiana

Em meio à pandemia do novo coronavírus, estabelecimento recente na Fronteira Oeste busca se manter em atividade.

02/06/2020 15h30 Atualizada há 2 semanas
Por: Augustho Soares
Exibições de cinema a céu aberto reuniram mais de 400 pessoas durante o primeiro fim de semana de atividades. (Foto: Everaldo Jacques / Prefeitura de Uruguaiana)
Exibições de cinema a céu aberto reuniram mais de 400 pessoas durante o primeiro fim de semana de atividades. (Foto: Everaldo Jacques / Prefeitura de Uruguaiana)

Com a necessidade do distanciamento social, salas de cinema de todo o mundo precisaram ser fechadas. No Brasil, por exemplo, no fim de março, as bilheterias de todo o país chegaram a zero, situação que não foi diferente na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Em Uruguaiana, o Cineprime, único cinema em atividade na época, tinha sido inaugurado há apenas cinco meses, em novembro de 2019. Frente a isso, a situação era ainda pior, afinal além de estar recém começando suas atividades, o local teve que operar com menos da metade do público desde a confirmação dos primeiros casos no estado, e ainda precisou fechar suas portas por tempo indeterminado com a chegada do vírus à região.

As bilheterias no Rio Grande do Sul, contudo, foi aquecida nas últimas semanas, com a retomada de cinemas drive-in, uma antiga opção onde as pessoas assistem ao filme dentro de um carro, enquanto escuta o áudio através de frequência rádio disponibilizada pelo estabelecimento.

Assim, foi possibilitado que o cinema em Uruguaiana retornasse suas atividades, mesmo que de forma diferente. Entre os dias 23 e 24 de maio, o cinema instalou um telão em um parque a cerca de cinco quilômetros da área urbana da cidade e promoveu duas sessões no formato drive in. Apenas nestes dias, cerca de 400 pessoas, em mais de 100 carros, assistiram aos filmes Coringa e Doutor Sono.

Conversamos com a coordenação do estabelecimento, que confirmou que a escolha dos longas-metragens foi feita pelo maior número da bilheteria, já que ambos se destacaram quando lançados. 

– O primeiro dia foi uma experiência única. Não só para o público, mas também para todos nós, colaboradores – afirmam.

Com a boa recepção nas primeiras exibições, a equipe do cinema decidiu continuar com o projeto de drive-in, pedindo através de suas páginas em redes sociais, que o público escolha os próximos filmes a serem exibidos. E além disso, mantendo também um caráter beneficente, pedindo que além de R$ 15 para os ingressos, os espectadores levem 1 quilo de alimentos não perecíveis para doação.  

– O Cineprime não completou 1 ano de funcionamento ainda. Está sendo difícil mas estamos tentando trazer alternativas para manter a empresa, com máximo de segurança para todos, e vem dando resultados – destaca a coordenação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.