Coronavírus UNA NO TAN BUENA

São Gabriel e Livramento tem mais casos ativos de coronavírus do que o Uruguai inteiro

O Uruguai tem 33 casos ativos, Santana do Livramento 44 e São Gabriel 89

16/06/2020 17h15 Atualizada há 4 semanas
Por: Marcelo Vecher
O aumento significativo de casos de Covid-19 nos municípios da Fronteira Oeste colocou o Governo do Uruguai em alerta
O aumento significativo de casos de Covid-19 nos municípios da Fronteira Oeste colocou o Governo do Uruguai em alerta

O aumento significativo de casos de Covid-19 nos municípios da Fronteira Oeste colocou o Governo do Uruguai em alerta. A partir desta segunda-feira, dia 15 de junho, passou a valer uma nova classificação em relação à região. Centralizada em Uruguaiana pelo Governo do Estado, a intitulada região 03 passou da bandeira laranja para a vermelha em questão de risco de contágio pelo novo coronavírus.

Uruguai planeja volta às aulas para junho

No domingo, dia 14, o secretário da Presidência do Uruguai, Alvaro Delgado, manifestou sua preocupação pela situação na região de fronteira e o temor de que o aumento de casos no lado brasileiro possa incrementar os números também em cidades uruguaias como Rivera.

Não é uma preocupação apenas de Rivera, é uma preocupação nacional  explicou Delgado, em entrevista à emissora La Tele, de Montevidéu. Ele ainda destacou a importância da articulação com o Governo Federal de Jair Bolsonaro e com o Governo Estadual de Eduardo Leite. Segundo ele, isso permitirá não só um melhor nível de testagem, mas também a sincronização dos sistemas de saúde.

A preocupação uruguaia é recorrente, e medidas já chegaram a ser tomadas para prevenir contágio vindo do Brasil.

 

São Gabriel e Santana do Livramento têm situações complicadas

Pelos dados atualizados na noite de segunda-feira, o Uruguai tinha um total de 33 pessoas que ainda estavam doentes. Esse número vem caindo diariamente desde a última semana. Na contramão disso, os municípios brasileiros de São Gabriel e Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, tem mais casos ativos de Covid-19 do que o Uruguai inteiro.

São Gabriel, por exemplo, segundo a última atualização, também na segunda-feira, tinha um total de 89 casos ativos, sendo 80 em isolamento domiciliar e nove pessoas hospitalizadas. Além dos casos ativos, o município já registrou seis mortes pelo novo coronavírus.

Em situação similar está Santana do Livramento, cidade gêmea com Rivera e principal foco de preocupação das autoridades uruguaias. Nos últimos dias, a quantidade de casos novos aumentou drasticamente, o que levou a que o Governo do Estado mudasse sua classificação.

Pelos dados divulgados na segunda-feira, o município tem 44 pessoas cursando a doença, sendo 40 em isolamento domiciliar e quatro hospitalizadas. Livramento registrou um óbito até agora. Com esta situação, o Governo do Estado fez com que a Prefeitura de Santana do Livramento recua-se na flexibilização da quarentena e, por exemplo, decretasse o fechamento de atividades comerciais não essenciais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.